terça-feira, 15 de novembro de 2011

Bill Ward - When the Bough Breaks 1997


Bill Ward o batera hippie...

Como já dizia meu amigo e comparsa musical, Andrei Valú: "Bill Ward ? há o batera hippie". Sim ele pode ser considerado assim desde seus tempos de Black Sabbath, mais foi em sua carreira solo que o mestre das baquetas mostrou não ser apenas um dos músicos criadores do heavy metal.  

Eu já era um profundo fan de Ward, como batera fundador do Sabbath, mas depois que descobri sua carreira solo, deslanchei de vez em ser seu fan numero um. Sempre apreciei artistas que não se prendem a um só estilo, coisa que Bill faz com mastreia, pois seus discos solos tem musicalidades variadas indo do hard,rock progressivo,metal e folk. Sendo este disco em questão When the Bough Breaks, lançado em 97 que mais mostra suas influencias folk, Blues e de rock psicodélico. 
Neste disco Bill Ward é acompanhado por uma competente banda, sendo que neste disco ele fica a cargo somente dos vocais, a bateria é tocado por Ronnie Ciago. Coisa que achei desnecessário pois ele podia muito bem ter segurado os dois. Mais enfim é sempre bom ter experiencias novas na musica, acho que foi este o motivo de apenas cantar, e diga se de passagem que vocais ele tem. 

Para este ser um disco de 97, fiquei surpreendido com sua sonoridade totalmente vintage. O play abre com densa e pesada "Hate" com solos de Sax e backing vocals femininos, que da um destaque e suporte a sensacional voz que Ward tem. 

O disco prossegue com a linda acústica, hippie até o talo Children Killing Children,o que dizer desta musica, ela tem uma letra linda cujo fala sobre morte de crianças que devia ser evitadas, a melodia se encaixa perfeitamente a voz de Bill que é suave harmônica, vale lembrar para o ano em que este disco foi lançado, esta musica parece ter saído de uma comunidade hippie da década de 70. Só por esta linda canção já vale ter este disco sem pensar duas vezes. 
                                             Eu jurava que esse careca era o Billy Corgan!

Não é só de baladas Hippies que o disco vive, vale sitar a cacetada que é When I Was a Child, com sua levada matadora arrastada das quitaras e as dobras de links de Gaita e Guitarra. A semi acústica Please Help Mommy começa com links de Blues no violão, até cadenciar e ter a entrada da guitarra e novamente os backing vocals femininos, sendo ao decorrer da musica as variações do acústico e elétrico. 

Quer se sentir na selva em plena década de 70 ? então ousa a vinheta percussiva de Love And Innocence, que serve de abertura da pesada/percussiva Animals. Esta musica é mais psicodélica de todas cujo em meio aos ritmos a um riff de surf musica de guitarra, uma combinação interessante e diferente de se ouvir.

O disco por um todo é acima da media, as musicas de destaque que não posso deixar de comentar, como por exemplo Nighthawks Stars & Pines, que tem uma cara Pink Floydiana. Nela os Saxofone retorna, fazendo uma cama de melodias cujo Bill canta com maestria carisma, enquanto mais uma vez os backing vocals dão o ar que faltava para completar a musica. 

O disco fecha com a longa When The Bough Breaks, outra semi acústica de matar, com pianos e violinos dando um clima de final de tarde. Backing vocals típicos de  musica gospel, preste atenção la pelos 4 minutos de musica entra de cara um belo limpo solo guitarra, que la pelo final da musica o solo retorna mais dessa vez  com plugado, fechando entre os Backing vocals. 

Bill Ward mesmo sendo mais conhecido como o eterno baterista da formação clássica do Black Sabbath. Em sua carreira solo demostrou não ser apenas um baterista de metal, e sim um verdadeiro musico completo que alem de ser um mestre da bateria ainda canta muito bem e é um compositor de mão cheia. 

Faixas: 
01- Hate
02- Children Killing Children
03- Growth
04- When I was a Child
05- Please Help Mommy (She’s a Junkie)
06- Shine
07- Step Lightly
08- Love & Innocence
09- Animals
10- Nighthawks Stars & Pines
11- Try Life
12- When the Bough Breaks

Banda:
Bill Ward – Vocals
Keith Lynch – Guitar
Paul Ill – Bass
Ronnie Ciago – Drums
      
           Batera Hippie 

Nenhum comentário:

Postar um comentário